quarta-feira, julho 07, 2010

Alemanha e República Dominicana querem acordo de proteção de investimentos

Nessa segunda feira, 5 de julho, foi declarado que a Alemanha e República Dominicana vão celebrar um acordo de proteção de investimentos. Anunciaram a chanceler alemã Angela Markel e o presidente dominicano Leonel Fernandez Reyna, após um encontro em Berlim.

Reyna, o presidente da República Dominicana, disse que o acordo está "para breve", e servirá para dar garantias jurídicas aos investidores de ambos os países.E que seu país apoiará a instalação da sede da futura Fundação Europa-América latina em Hamburgo, cidade onde estará também no decurso da sua primeira visita oficial à Alemanha.

Reyna garantiu também o apoio a uma eventual candidatura da Alemanha a membro permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas, no âmbito da reforma da organização mundial.

A República Dominicana vai aproveitar ainda a visita presidencial para reforçar a cooperação com a Alemanha no setor energético, "quer no que se refere a energias convencionais, quer a energias renováveis", anunciou Reyna.

Angela Merkel agradeceu, por sua vez, o apoio dado pela República Dominicana ao Haiti, nomeadamente através do acolhimento de refugiados, após o sismo que destruiu parcialmente o país vizinho, em Janeiro.

A chanceler alemã garantiu também que a ajuda ao desenvolvimento ao país das Caraíbas "não será reduzida", apesar das medidas de austeridades a implementar por Berlim.

A cooperação econômica entre os dois países deverá ser reforçada, anunciaram os dois políticos, que advogaram ainda uma maior regulação dos mercados financeiros, para evitar futuras crises. É importante fazer acordos e alianças entre países tanto na área da economia, política para fins financeiros, comerciais; enfim, é necessário para fins próprios a união de países.

Reyna destacou igualmente o fato de que a República Dominicana acolher anualmente entre 250 mil e 300 mil turistas alemães, e de já ter uma comunidade germânica permanente de 12 a 15 mil pessoas. Mostrando já uma boa forma de interação.

por Nayara Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário