domingo, julho 11, 2010

Fidel Castro faz primeira aparição pública em quatro anos

O líder revolucionário cubano Fidel Castro fez sua primeira aparição pública desde que ficou doente há quatro anos. Ele visitou um centro de pesquisas, afirmaram um blog e uma página do governo cubano. Fotografias no site estatal www.cubadebate.cu, tiradas por seu filho Alex, mostram Castro, 83, sorrindo e com um semblante saudável conversando com diretores do Centro Nacional de Pesquisas Científicas.

Notícias da visita saíram primeiro num blog pró-governo, onde foram publicadas fotos tiradas com um celular na quais Castro está cumprimentando admiradores enquanto saía do centro de pesquisas. O blog pode ser visto na internet no endereço: (http://bloguerosrevolucion.ning.com/profiles/blogs/fidel-visito -el-centro). A blogueira, Rosa C. Baez escreveu que Castro foi visto fazendo uma visita "surpresa" ao centro na quarta-feira e parou para cumprimentar e "jogar beijos" a um grupo que esperava para vê-lo. "Ele está magro mas tinha boa aparência e de acordo com nosso diretor continua com perfeita saúde mental," disse Baez, cujo blog aparece num site intitulado "blogueiros e correspondentes da revolução."

Nas fotos, Castro, que está com a barba branca, veste uma jaqueta atlética, como tem vestido em quase todas as fotos publicadas desde que ele se afastou da vida pública. Castro tem sido visto apenas em fotografias ocasionais desde que sofreu uma cirurgia de emergência do intestino em julho de 2006 e passou o poder interinamente a seu irmão Raul Castro.

Comentário
A primeira aparição de Castro em quatro anos coincide com a notícia de que o país está se preparando para libertar 52 presos políticos, mantidos desde 2003, quando ele ainda estava no poder. Fidel Castro renunciou à presidência em fevereiro de 2008, e seu irmão, Raul Castro, assumiu depois de votação na Assembleia Nacional.

por Júlia Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário